As vuvuzelas, conhecidas no Brasil como corneta ou cornetão e utilizadas principalmente por torcedores em jogos de futebol, ganharam forte exposição na mídia devido à Copa do Mundo realizada na África do Sul.
No continente africano a vuvuzela não é usada apenas para celebrar os gols de uma partida de futebol, na verdade é um instrumento muito antigo e com uma enorme carga cultural e folclórica. Sua origem remonta das tribos ancestrais sul-africanas e era utilizada em rituais místicos, cerimônias religiosas, para convocar reuniões tribais e para celebrar a volta dos guerreiros após uma grande caçada.
Monumento em homenagem a vuvuzela, em Pretória.
Para serem usadas, as vuvuzelas requerem um sopro forte, de modo a emitir um ruído semelhante ao urro de um elefante. Por exigir bastante fôlego e força ela servia também como um teste, no ritual de passagem dos jovens da tribo que já estavam na idade de entrar na vida adulta.
CD "Vuvuzela Hits" com várias faixas músicais executadas por orquestras de vuvuzelas.
Nos dias atuais dificilmente a vuvuzela continua sendo utilizada em rituais e celebrações tribais, mas sua presença ainda é muito marcante na cultura do povo africano.
Nenhum comentário:
Postar um comentário